segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cururgia (Meu Tratamento)

Tenho que fazer uma cirurgia que consiste em uma Osteotomia corretiva no fêmur esquerdo que faz parte do tratamento que realizo atualmente no Hospital Municipal Barata Ribeiro, que fica localizado à Rua Visconde Niterói, 1450 – Mangueira - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: 2234-0609, de 08:00 às 14:00 h, diariamente de 2º a 6º feira.
Passei por esse procedimento em 2005 após uma fratura no fêmur direito.

Na época fiquei internado do dia 7 ao dia 30 de Agosto no Hospital Geral De Nova Iguaçu (Posse) - RJ , quando fui transferido para o Hospital Municipal Barata Ribeiro, sendo operado no dia 21 de Setembro e tendo alta em 3 de Outubro de 2005.
Da próxima vez, por ser uma operação programada e eu já ter todos os exames prontos, devo apenas ficar alguns dias no hospital para a recuperação pós-cirúrgica.

Mas já havia sofrido intervenção cirúrgica parecida em 1993 para a correção da mesma má-formação. Mas não continuei o tratamento na época, e por isso talvez o resultado foi que a deformidade não foi corrigida, retornando praticamente ao estado anterior ao da cirurgia.
Eu aguardo a operação do fêmur esquerdo desde dezembro de 2006, mas que após muita espera e cobrança finalmente será realizada!
Acredito que muitas cirurgias deixam de ser realizadas, além de outras razões, o fato de existirem poucos estoques de sangue nos hospitais devido ao baixo número de doadores.
Peço a conscientização de todos para esse gesto, que além de humano e solidário pode salvar a vida até mesmo do próprio doador, já que o mundo dá voltas e o sangue que você doa de coração hoje pode vir a ser utilizado em você mesmo!
Doe sangue! Você pode precisar!
Mais informações no site do HemoRio:
Tenho uma doença congênita que causa má formação óssea (Osteogênese imperfeita) e que no meu caso se desenvolveu como Genu Varo (Deformidade de membros inferiores caracterizadas por desvio do joelho para fora, deixando as pernas em forma de arco.)
O procedimento ao qual serei submetido consiste na realização de várias fraturas provocadas para que meu fêmur, que é curvo, seja alinhado e então receba uma prótese, que é uma haste metálica colocada para fixar e corrigir a curvatura existente no meu fêmur.
Esse procedimento dispensa o uso de gesso, pois a própria haste já faz o papel de imobilizador.
Tenho grande expectativa de melhoria em minha qualidade de vida após essa cirurgia, podendo a médio e longo prazo não necessitar mais do auxílio ou ao menos da dependência de muletas para a minha locomoção.


* Genu Varo

É a deformidade que se caracteriza pelo arqueamento dos membros inferiores. É conhecido como “pernas curvas” ou “pernas de cowboy”, consiste numa angulação externa da articulação do joelho, com o eixo do fêmur e da tíbia desviando-se medialmente. Pode desequilibrar os arcos plantares ocasionando o pé supinado, tendão calcâneo varo.

No recém-nascido e até 01 ano de idade, o genu varo leve ou moderado é comum e normal. Assim que a criança começa a andar, a deformidade se corrige espontaneamente, o que gera muita dúvida por parte dos familiares, sendo motivo de visitas aos consultórios médicos especializados. Nestes pacientes é importante o diagnóstico diferencial com doença de Blount, raquitismo, lesões na zona de crescimento, etc.

O genu varo fisiológico nas crianças, não há necessidade de tratamento, pois a deformidade se corrige espontaneamente.


Sugestão de Tratamento

O tratamento de tais deformidades em crianças para tais é individualizado para cada caso e o resultado depende da gravidade de cada patologia. Por exemplo, no genu varo provocado pela doença de Blount, são notados bons resultados com o uso de órteses de polipropileno longas com cursor medial até a idade de 3 anos e, dependendo da deformidade e da idade dessas crianças, é realizadas a osteotomia valgizante de tíbia, infratuberositária e fixação com agrafes.

Muitas vezes quando se observa na criança uma frouxidão ligamentar do colateral medial (genu valgo) o tratamento vai objetivar prevenir um estiramento adicional deste, e isso pode ser feito através da educação postural, justamente procurando evitar as posições que geram tal estiramento. O mesmo propósito é válido para o genu varo.

No adulto, é diferente, pois tais deformidades são seqüelas de fraturas, de genu varo/valgo da infância, na maioria das vezes. Portanto, o tratamento é quase sempre cirúrgico.

Mais informações no meu site:




(Lєαη∂яσ Mαια Gσηçαℓνєѕ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário