segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Síndrome da Invisibilidade

Ter uma vida social saudável, com amigos, participação em eventos, clubes, Igreja, além da escola e trabalho é muito importante para um bom desenvolvimento intelectual, cultural, espiritual e social, dentre outros benefícios.
E para pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja motora, visual, auditiva ou intelectual, além desses benefícios trazem a possibilidade de superação de limites que tornam a vida dessas pessoas ainda mais difícil.
E uma Associação como a ANDEF promove a integração entre pessoas com deficiência e pessoas que não vivem na pele essa realidade, tornando esse convívio fundametal para tirar as pessoas de suas casas, rompendo as barreiras que a sociedade os impõe, que são ainda mais difíceis do que as próprias barreiras arquitetônicas, pois o que mais incomoda uma pessoa com deficiência é o modo com que são tratados. Hora com indiferença, outra com pena e paternalismo.
Só querem respeito e dignidade!
Será que é tão difícil?
Será preciso que cada família tenha alguém com alguma limitação para que sintam na pele e reflitam sobre a importância da quebra desses preconceitos, que precisam ter fim?
Vocês não veem mais pessoas com deficiência nas ruas não somente pelo fato das dificuldades de locomoção e transporte, mas também, e talvez principalmente pela discriminação com que são tratados.
Chego a pensar que o mundo seria melhor se todos fôssemos cegos, pois nos importaríamos menos com a aparência das pessoas.


Acessibilidade, Já!

''Pela acessibilidade e contra a síndrome da invisibilidade.''

http://sites.google.com/site/acessibilidadeja/

(Lєαη∂яσ Mαια Gσηçαℓνєѕ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário