sábado, 27 de março de 2010

Lembra que o plano era ficarmos bem… Os 50 anos do maior poeta do Rock Brasil: Renato Russo


“Eu sou o Renato Russo. Eu escrevo as letras, eu canto. Nasci no dia 27 de março, eu tenho 26 anos. Sou Áries e ascendente em Peixes. Eu trabalhava com jornalismo, rádio, era professor de Inglês também e… comecei a trabalhar com 17 anos e tudo, mas só que de repente tocar rock era uma coisa que eu gostava mais de fazer. E como deu certo eu continuo fazendo isso até hoje.”
(Renato Russo)
Na minha opinião,o maior compositor rock desse país. Se vivo estivesse, nós, filhos da Geração Coca-Cola, estaríamos comemorando o seu cinquentenário no dia 27. Como não está entre nós, os fãs, de norte a Sul do país, encontram suas formas de lembrar que o tempo passa e não espera por nossos ídolos.
Para conhecer a música de Renato Russo, reza a lenda, que não é necessário mais de três acordes. Mas para conhecer a essência de seu trabalho é necessário entrar de cabeça em sua obra que, felizmente, é atemporal. Aqui, peças de um quebra cabeça chamado Renato Russo. Reunindo coisas que gosto, curiosidades, fragmentos deixados por ai, que hoje faz sentir juntar.

Pais e Filhos

“Às vezes as coisas estão tão ruins que a única vontade que a gente tem é de SUMIR. Mas sempre existe um lugar onde a gente pode recomeçar. E essa música é sobre isso.” (Renato Russo)

Paula Toller sobre Renato Russo

Respondendo à pergunta “o que vocês acham de Legião Urbana, mais precisamente sobre Renato Russo e, se souberem o trecho de uma música, cantem pra nós…” (no saudoso Programa Livre – 1999). Paulinha fala sobre as conversas que teve com Renato Russo e claro, dá uma palhinha.

Clássicos de Renato Russo na voz de outros artistas

As Sete Cidades – Titãs

Será – Raça Negra | Simone
Ambas de chorar num cantinho… e pode apostar que não é de emoção.

A Via Lactea
Que na voz de Ricky Martin virou Gracias por pensar em mi


Quando o sol bater na janela do seu quarto – Barão Vermelho

Vento no Litoral – Cássia Eller

Um dos melhores duetos: com Herbert Viana – Nada por mim


 Falando nisso…

Curiosidade: Renato Russo… exclusivo. Você ouvi primeiro na..”

… Numa bela tarde de sol, uma rádio de Porto Alegre recebeu um CD não identificado com duas músicas gravadas e, a pessoa que mandou foi bem clara e inquestionavelmente precisa:
- Meu, tenho aqui duas músicas inéditas do Renato Russo. Ninguém mais tem esse material.
O responsável pela programação musical nem pensou duas vezes: jogou a novidade no ar como sendo um super lance EX-CLU-SI- VO -VO-VO-VO-VO da tal rádio.
Dois dias depois um ouvinte ligou para a emissora e, educamente disse que, o material suuuuper que a rádio tinha em seu poder era um single da banda Gospel Catedral e que o Renato Russo era  na verdade Kim, o vocalista da banda.

Pra quem não conhece… Catedral.
Não vou dizer qual é o nome da Rádio, mas quem é do Sul e sabe bem da história, ri até hoje.

Os 50 anos na mídia:

  • Leia sobre o CD de Duetos lançado para o cinquentenário do cantor – G1

Você viu?

No Twitter

E, já que estamos falando disso... leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário