segunda-feira, 26 de abril de 2010

Saiba identificar falsos links (e-mail, sites, blogs)

Mais um e-mail falso que recebo.
Mas como já tenho experiência no assunto, é só verificar se o link mostrado é o mesmo que aparece na barra de endereços do seu navegador. 

Recebi e-mail dizendo para visualizar um foto torpedo que alguém me enviou.
Mas além de não mostrar o número de quem teria me enviado a foto, verifiquei que o link era falso.
É fácil saber se o link é falso ou não:
O link que aparece na imagem é:

http://www.vivo.com.br/vivoonline/torpedo?visualisar=v141778745

Mas quando parei a seta do mouse sobre ele, o endereço que apareceu lá embaixo, na barra de status do meu navegador, era o seguinte:

http://www.vivo-refloresta.com/Chave/50630.W2WW.L.GH/

Nem precisei clicar pra confirmar, pois quando o endereço que é mostrado na barra de status é diferente do link enviado, é porque o link é falso, ou seja, o e-mail não passa de um trote ou golpe.
Mesmo quando receber algo de um remetente que você conheça, se tiver link, faça essa verificação que eu lhe mostrei:

Pare a seta do mouse sobre o link e confira se é o memso que aparece na barra de status, que fica na parte da baixo do seu navegador.

Nesse caso, eu sou cliente Vivo, mas verifiquei que o link é falso, e assim evitei que algum vírus se instalasse em meu computador. 

Vou te dar um exemplo prático de um link falso.
Colocarei um suposto link de uma promoção de um carro 0km, mas o endereço verdadeiro te levará para o meu site , que você poderá verificar na barra de status. (Não confie, apenas verifique, antes de clicar)


Parabéns! Você acaba de ganhar um carro 0km.
É só clicar no link e confirmar seu prêmio!

www.promoçãocarrozero.com.br

Conferiu o endereço que aparece na barra de status?
Veja se não é esse:

http://sites.google.com/site/eusouleandromaia/

(Se em sua barra não mostra nada, ative esta função no menu do seu navegador, clicando em ''exibir'' e marcado a opção ''barra de status'')

Espero que essa dica tenha sido útil pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário