sábado, 3 de abril de 2010

Os telespectadores fora da realidade

Por Ale Rocha


Luciana, personagem de Alinne Moraes em “Viver a Vida”, tem um blog (www.sonhosdeluciana.com.br). No entanto, o que deveria ser apenas uma forma de divulgação da novela acaba expondo, de forma cruel, um grave problema brasileiro: a falta de educação.
À primeira vista, o blog é uma ideia interessante. No capítulo em que a novidade foi apresentada, Mia (Paloma Bernardi) explicou a ferramenta.
“É um espaço ilimitado para você falar tudo o que você quiser. Colocar os seus sonhos, suas expectativas, sua reabilitação. E esses blogs, eles são, assim, canais importantíssimos, sabe, para comunicação. Para divulgação de ideias. E tem algumas pessoas que levam isso como profissão. São blogueiros. Eles passam o dia cuidando de seus blogs e ganham dinheiro com isso.”
A questão financeira é verdade – apesar de não ser tão simples quanto parece. De qualquer forma, ficou claro que os blogs são espaços para compartilhar informações. Neste ponto, Manoel Carlos acertou em cheio no diálogo de Luciana, Mia, Tereza (Lilia Cabral) e Isabel (Adriana Birolli). Esse é o verdadeiro poder desta ferramenta. Descentralizar a produção de conteúdo.
Com o passar do tempo, o blog de Luciana revelou que não seria apenas um canal de informação para portadores de necessidades especiais. Além dos relatos sobre o conturbado cotidiano de uma tetraplégica, há confissões sobre seu relacionamento com Miguel (Mateus Solano).
Neste ponto começa a mistureba entre ficção e realidade. Não fica claro se o blog quer se posicionar quanto aos desafios dos portadores de necessidades especiais ou ser apenas um prolongamento de “Viver a Vida”.
Viver a Vida - Alinne Moraes (Luciana)
Blog de Luciana compromete a luta de portadores de necessidades especiais?
Em nenhum momento é explicitado que o blog é fictício. Nos comentários de cada texto, dezenas de pessoas se comunicam com Luciana, como se ela realmente existisse. Torcem pela personagem e pela sua recuperação.
Diante deste fato, penso se a Globo presta um serviço. Como será quando “Viver a Vida” acabar? O projeto será abandonado, como aconteceu com o blog do Indra (www.blogdoindra.com.br), personagem de André Arteche em “Caminho das Índias”?
Ao não avisar explicitamente que o blog é fictício, a emissora compromete a luta de milhares de portadores de necessidades especiais? Talvez. Apesar de óbvio, um aviso de que se trata de uma extensão de “Viver a Vida” é necessário. Porém, não resolverá o problema dos telespectadores que estão fora da realidade.
Confundir uma personagem com uma pessoa real não é algo novo. Quantos atores não relatam ameaças e até agressões quando interpretam um vilão em uma novela? A internet está aí apenas para amplificar um problema que há anos é ignorado pelo Estado.
O sistema educacional brasileiro é um fracasso. Público ou particular, ele é incapaz de formar cidadãos capazes de ler e interpretar um texto. Apesar do crescimento no número de estudantes matriculados, o analfabetismo funcional parece ser um obstáculo intransponível.
De nada adianta colocar todas as crianças e adolescentes na escola se lá eles não vão aprender a compreender os fatos que os cercam. É preciso substituir o treinamento que ensina mecanicamente a ler e fazer operações matemáticas simples por um verdadeiro sistema de aprendizado.
Inclusão econômica sem respaldo social é insustentável a longo prazo. Aliás, isso torna inviável o projeto de grande nação, que busca estar entre as cinco maiores economias do mundo na próxima década. Uma sociedade alienada é incapaz de produzir com qualidade para alcançar tal objetivo.
MAIS DESTE COLUNISTA

Minha opinião:

É impressionante como as pessoas acompanham uma novela e acabam vivendo aquilo como se fosse realidade!

Veja o texto de um colunista do Yahoo, e leia alguns comentários absurdos de pessoas que não conseguem entender o que lêem!

(Lєαη∂яσ Mαια Gσηçαℓνєѕ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário