sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dica rápida pra verificar vírus em programa executável

Alguns programas ou arquivos encontrados para download na internet contém um vírus que se disfarça com outro nome, para dificultar sua identificação.
Quando encontrar um programa que é pequeno demais (Ex: 72 kb), pois geralmente os programas têm mais de 1 MB, desconfie.
E se você chegar a baixar e tentar executar um programa novo, e se esse programa for executável [tiver no final do seu nome (.exe), é um sinal de alerta].
E se você já baixou, já clicou pra tentar instalar ou executar, mas nada aconteceu, se prepare para a confirmação do provável vírus:
Clique com o botão direito do mouse na área do relógio do computador, que fica no canto esquerdo da tela (seu lado direito), e clique em  ''Gerenciador de tarefas''.
Na opção ''Aplicativos'' veja na parte de ''Tarefa'' se tem um programa suspeito com o ''Status'' de ''Executando'', que não seja seu navegador, ou algo que você saiba que está aberto. Por exemplo ''Windows Defender'', sabendo que você não usa o anti-vírus Windows Defender, que é o nome normalmente utilizado para disfarçar o vírus que fizeram você baixar por engano. (Mas pode ser qualquer nome)
Se tiver, abra as seguintes pastas: ''Meus documentos'', depois ''Meu computador'', ''Disco rígido'' ou ''HD'' (C:), ''Documents and Settings'', depois abra a pasta com seu nome de usuário (Ex: João), abra a pasta ''Configurações locais'', depois a pasta ''Temp'', e veja se tem um programa suspeito, que pode ter qualquer nome. (Ex: avgnt2.exe)
Pra facilitar, organize a pasta. Clique com o botão direito do mouse e clique em ''Organizar ícones'', ''Modificado em'', e veja os mais recentes.
Se encontrou, clique com o botão direito do mouse em ''Propriedades'', ''Versão'', e vá clicando nas opções abaixo de ''Nome do ítem'', e veja se em ''Nome do Produto'' aparece o nome ''Windows Defender''.
Se apareceu, é só excluir, pois é um vírus disfarçado de anti-vírus.
OBS: Normalmente estes vírus disfarçados tem tamanho inferior a 1 MB (1024 KB), geralmente apenas alguns KB.

Bom, eu tentei dar uma dica, já que isto ocorreu comigo, e tive que formatar o PC, pois descobri apenas no dia seguinte, e o vírus já havia desinstalado meu anti-vírus.

(Lєαη∂яσ Mαια Gσηçαℓνєѕ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário