quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Crianças e Adolescentes na Internet

Cinco Dicas para Pais Conectados

Do mesmo jeito que na vida real, a Internet também oculta vários perigos. Infelizmente, nem sempre é possível estar ao lado de seus filhos para garantir sua segurança em ambos os espaços (real e virtual). Assim como no mundo real, na Internet você pode, no máximo, ensiná-los sobre o lado obscuro para que eles possam perceber os problemas e evitá-los.
Veja as dicas de Tara Swords, jornalista que vive em Boston e escreve regularmente sobre tecnologia e negócios, em cinco posts:

1. Informe-se:
Não é possível ensinar seus filhos sobre a Internet, principalmente sobre as comunidades on-line, se você não a conhecer muito bem.
"É muito importante que os próprios pais conheçam a tecnologia", afirma Danielle Yates, porta-voz da Internet Education Foundation (getnetwise.org). "Se seu filho usa o MySpace, você deve saber como ele funciona, o que acontece no site e com quem ele fala".
Ao explorar comunidades on-line, você terá uma noção de como as pessoas interagem nesses sites e que tipo de conteúdo elas publicam.

Segunda Dica para Pais Conectados

2. Proteja as informações pessoais de seus filhos 

Você perceberá que os jovens geralmente publicam muitas informações pessoais nesses sites. É por isso que seus filhos podem se envolver em problemas. Qualquer pessoa pode participar de uma comunidade on-line e se fazer passar por outra. Assim, predadores que se apresentam como jovens podem facilmente forjar uma amizade com crianças confiantes que participam dessas comunidades.
Esses sites permitem até mesmo que visitantes busquem pessoas por idade, cidade e sexo. Além disso, ladrões de identidade podem induzir os jovens a revelar informações para depois usá-las para ativar cartões de crédito no nome desses jovens.
"As crianças podem publicar informações sobre sua escola, fotos de si mesmas ou informações aparentemente inofensivas sobre os eventos esportivos dos quais participam", diz Amber Lindsay, porta-voz da netsmartz.org, que faz parte da National Center for Missing & Exploited Children. "Elas não compreendem que os predadores podem coletar essas informações. Eles saberão onde encontrá-las, qual é a sua aparência e como identificá-las".
Se seus filhos participam de comunidades on-line, peça para ver seus perfis e façam juntos um tour pelo site. Explique os perigos da publicação de informações pessoais e verifique se o seu perfil não oferece pistas sobre quem ele é na realidade.
O site myspace.com, por exemplo, permite aos jovens bloquear o acesso de um amigo não confiável aos perfis pessoais. Para garantir que pessoas desconhecidas não possam ver o perfil de seu filho, sugira que ele efetue login no myspace.com. Na página de perfil, vá para Account Settings e depois selecione Privacy Settings para explorar as opções disponíveis. 

Terceira Dica para Pais Conectados

3. Explique sobre os perigos de encontrar os "amigos" off-line 

Seus filhos nunca terão certeza absoluta de quem são as pessoas com as quais interagem em comunidades on-line. Mesmo assim, alguns jovens tentam adicionar o maior número possível de amigos à sua lista de contatos. Na realidade, são milhares de pessoas desconhecidas que podem enviar mensagens para eles diretamente.
Por esses motivos, aconselhe-os a não confiar em estranhos que os abordem fora da comunidade on-line e que pareçam conhecer detalhes de seu perfil. Mais importante ainda, diga a eles que jamais, em hipótese alguma, concordem em encontrar uma pessoa que conheceram on-line. Há vários relatos sobre encontros como esses nos noticiários e, muitas vezes, eles terminam de forma trágica.
Para evitar esses tipos de encontros, Yates aconselha que você diga o seguinte a seus filhos: "Não forneça informações pessoais identificáveis, como o nome de sua escola, com que equipes esportivas você está envolvido ou quem são seus amigos". 

Quarta Dica para Pais Conectados

4. Lembre aos adolescentes que seus perfis são públicos: para sempre

Uma conseqüência involuntária das comunidades on-line é que o material publicado pelos jovens pode ser usado contra eles futuramente. Às vezes, eles provocam colegas de escola publicando mensagens maldosas em seus perfis. Ou inventam histórias sobre como infringiram a lei ou praticaram outras atividades reprováveis. Uma vez publicados on-line, esses eventos poderão ser vistos por qualquer pessoa em todo o mundo.
"Muitos agora se preocupam com o momento em que, já maduros e à procura de emprego, esses jovens possam ter o material que publicaram no passado acessado por seus futuros empregadores", afirma Yates, acrescentando que as escolas também estão sintonizadas nessas comunidades. "Tudo que você publicar, por exemplo, fotos suas tiradas enquanto você bebia na balada, pode ser visto e usado contra você".
Pergunte aos seus filhos que tipo de conteúdo eles consideram apropriado para publicação em comunidades on-line. Ofereça alguns exemplos de como o material publicado pode voltar-se contra eles. Depois, estabeleçam juntos algumas diretrizes. 

Quinta Dica para Pais Conectados

5. Mantenha as vias de comunicação abertas
Assim como em outros aspectos de seu relacionamento com os filhos, uma comunicação aberta é muito importante. Peça a seus filhos adolescentes que o alertem quando algum acontecimento na comunidade on-line lhes causar medo ou desconforto.
"Em geral, as crianças hesitam em relatar algo porque têm medo de perderem seus privilégios de usar a Internet", afirma Lindsay. "Mas se você falar sobre o assunto, eles se sentirão confiantes de que você entenderá e não limitará o acesso".
Juntos, familiarizem-se com as políticas de segurança e os mecanismos de criação de relatórios da comunidade on-line. Parry Aftab, diretor-executivo da wiredsafety.org, afirma também que os jovens que falam regularmente com seus pais sobre esses assuntos estão mais preparados para lidar com as comunidades on-line.
"Os pais devem educar e se comunicar com os jovens para que eles possam cuidar bem de si e dos amigos", ela diz. 

Origem: Caso de Polícia - Helen Sardenberg: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário