sábado, 30 de outubro de 2010

Dilma: mais objetiva e clara, vence o debate da Rede Globo!


Enfim o debate mais esperado da campanha: o da Rede Globo de Televisão. Candidatos cansados depois de mais de 120 dias de viagens desgastantes pelo Brasil. Dilma, com mais de 10 pontos de frente em todas as pesquisas, aparece ao lado de José Serra. Com o já tradicional formato dos dois de pé o debate começa.
José Serra começou respondendo sobre funcionalismo. Falou, falou, mas não citou como trata os professores em São Paulo. Debaixo de pancada em praça pública. Dilma tocou na ferida do tucano. Respondeu que o funcionário público precisa ser valorizado e citou o piso salarial e os planos de carreira para os professores das universidades federais. Dilma é objetiva, Serra é só trololó.
Na pergunta sobre corrupção, Dilma apontou o trabalho da Polícia Federal, que condenou e prendeu muitos poderosos, como a amiga de Geraldo Alckmin, a dona da Daslu, Eliane Tranchesi. Enquanto na época de FHC/Serra existia o famoso “Engavetador Geral de República” que não deixava nada ser investigado.
José Serra, como diz a música, é o candidato de uma nota só. Para ele não existe planejamento de nada, só fala em pacto e mutirão. Esse desrespeito é sentido na pela população paulista que mora em locais de risco. Sempre quando entra o verão e as chuvas aumentam, casas desabam do alto dos morros.
Falando sobre segurança, o tucano esqueceu algumas coisas. Como quando as duas polícias, civil e militar, entraram em conflito na frente do Palácio dos Bandeirantes. Parece que também não se lembra do PCC, reerguido no governo de seu partido e que espalha o terror pela cidade. Dilma prometeu continuar a grande experiência das polícias comunitárias que deu certo em capitais como no Rio de Janeiro.
Para encerrar com chave de ouro, Serra criticou o Bolsa Família. Disse que R$ 120 por mês é pouca coisa para as famílias. Acredito que todos concordam com isso candidato, mas o Bolsa Escola, aquele que você se gaba de ter criado, era de R$ 15. Isso é muito?
O debate da Rede Globo, último dessas eleições, foi morno. Sem os ataques e o baixo nível de Serra, ambos os candidatos tiveram que discutir propostas. E aí ficou claro que Dilma é o melhor para o Brasil. Para manter os avanços de um governo que mudou a cara do país.


Debate Globo - Considerações finais de Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário