terça-feira, 30 de novembro de 2010

Perdeu, playboy. 140 caracteres de puro ódio e ignorância

por Lelê Teles – Bandidos tocavam fogo em veículos no morro e no asfalto no Rio de Janeiro. Uma pirotecnia de quem quer chamar atenção. Propaganda. Bandidos desesperados com a perda de territórios para as Unidades Pacificadoras (UPPs) tentam chantagear o estado com o terror.

Poderia ter funcionado. Todos nós sabemos que em São Paulo isso funcionou. Lá, motivados pela remoção de líderes do PCC para a Penitenciária de Segurança Máxima Vicente Venceslau, o comando organizou oito dias de terror e pânico, em 2006, usando a mesma tática: carros, caminhões e ônibus incendiados, postos policiais alvejados por metralhadoras e policias assassinados.

A Secretaria de (in)Segurança de São Paulo iniciou uma ofensiva, que culminou com quase 500 pessoas assassinadas, muitas sem passagem pela polícia, muitas com indício de execução. Mas os ataques do PCC se seguiam. O governo paulista, então, capitulou. E negociou com o crime o fim da revolta dos bandidos, como mostra de forma inequívoca o filme Salve Geral.

Neste final de semana, ainda motivados pelo filme do Padilha e acreditando na capa da revistaveja que diz que o Capitão Nascimento é um herói nacional, followers homicidas passaram a destilar o seu ódio na minha timeline: bala neles, tem que mandar bala e matar todos esses facínoras, por que o BOPE não atirou em todos enquanto estavam fugindo, tem que meter o pé na porta de morador que esconde bandido e mandar bala…

É uma barbaridade. Lembremos todos que no filme do Padilha, Capitão Nascimento e Matias colocam no saco e atiram sem piedade nos caras da favela. No entanto, se contentam em dar umas bolachas e cascudos nos garotos brancos do asfalto. Bala nem pensar. Os followers gostaram dessa seletividade. Eles gostam.

Sentados, tomando suco de laranja e vendo o noticiário na TV de plasma, brindando ao ver os blindados, os followers não se dignaram em se colocar na sala de uma casa na favela com 2.600 homens e mulheres das forças armadas nacional, o BOPE, e as polícias civil e militar e 600 bandidos armados até os dentes do lado de fora. “Manda bala, é tudo traficante. É guerra”.

Guerra não era, que guerra só é possível entre duas ou mais nações com forças armadas dos dois lados. Aqui o nosso inimigo era uns caras magrelos, sem camisa, sem dentes, sem escola, sem emprego, sem perspectiva, sem uma sólida estrutura familiar e que foram atraídos por traficantes para serem soldados viciados, andarem com armamento pesado e serem impiedosos, idolatrados e temidos. Como mostra Falcão, os Meninos do Tráfico.

O diabo é que os meus followers são o tipo de gente que se indignou com a Chacina dos Meninos da Candelária, e agora pedem a execução sumária dos bandidos; ou seja, deixa crescer que depois a gente mata. O Capitão Nascimento dizia, no filme do Padilha, que se sentia enxugando gelo toda vez que fazia uma operação assassina na favela. O BOPE era só uma máquina selvagem, estúpida e demofóbica. Haveria que civilizar-se. Finalmente a inteligência venceu o ódio.

A política inteligente de Cabral e Beltrame, republicana, democrática e respeitosa ao estado de direito está ocupando os morros, devolvendo dignidade para os moradores, negociando a rendição dos bandidos, apreendendo armas, drogas e produtos de furtos. E, sobretudo, está agindo no asfalto, prendendo advogado pilantra e familiares de traficantes coniventes. Bloqueando contas bancárias, bloqueando bens e rastreando a contabilidade do crime.

E os meus malvados e sanguinários followers ganharam de presente uma bandeira do Brasil hasteada sobre uma grande obra do PAC, que os mesmos jornais que eles estavam assistindo nunca haviam mostrado. Os noticiários mostraram também prédios de apartamentos na favela, novinhos e com gente dentro; mostraram a escola nova e com fachada linda com o nome do jornalista Tim Lopes. Viram, mesmo que de soslaio, que o Governo do Rio está interessado em dar cidadania para os favelados.

Para os que torciam por um derramamento de sangue, com milhares de pessoas pobres, pardas e pretas mortas pelas ruas, ficou a decepção.

Perdeu, playboy!


Fonte: Amálgama

Nenhum comentário:

Postar um comentário