quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tornado causa estragos e assusta moradores da Baixada Fluminense

Rio – Moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se assustaram com um tornado que se formou no céu da Baixada Fluminense no final da tarde de quarta-feira. O fenômeno climático foi tão intenso que destelhou e destruiu casas, derrubou muros e chegou a ser avistado por moradores de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, bairro localizado a cerca de 50 km do local da ventania.
Foto: Leitora Isabela Oliveira
A forte ventania destruiu muros de casas e foi avistado por moradores de bairros localizados a quilômetros de distância | Foto: leitora Isabela Oliveira
Moradores relatam ainda que árvores foram arrancadas e várias instalações elétricas arrebentadas, o que causou  falta de luz em vários pontos da cidade até o final desta manhã. Em algumas casas, o tornado retorceu grades de janelas e móveis e eletrodomésticos foram levados pela ventania para fora das residências.
Uma criança teve ferimentos leves após parte de um muro cair sobre ela. A vítima foi socorrida pelos pais e passa bem. Segundo moradores, o tornado ficou na região por cerca de 10 minutos.
Morador de Nova Iguaçu há mais de 20 anos, o frentista Lucenir Ciriaco, 30 anos, disse que ficou horrorizado com o que viu. “Foi um desespero. Era muito vento, um tornado mesmo. Nunca vi nada como aquilo. Muita gente correndo, telhas voando. Parecia filme. Por sorte ninguém se feriu, mas foi apavorante”, lembrou ele.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Casa fica destruída após a passagem do tornado na Baixada | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
De acordo com a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tornado é um fenômeno provocado pelo aquecimento e umidade do ar. Por ter ocorrido na terra, a nuvem em espiral causou fortes ventos. Se estivesse sobre a água, seria uma tromba d’água.
***
Mais…
Meteorologistas acreditam que tornado atingiu Baixada Fluminense
Em vinte minutos de vendaval, paredes, muros e postes foram para o chão. Foram registradas mais de 40 chamadas para a Defesa Civil.
Moradores da Baixada Fluminense gravaram no celular imagens do fenômeno em que mal podiam acreditar. A ventania durou vinte minutos e atingiu pelo menos sete bairros de Nova Iguaçu.
A telespectadora Moniqui Matos da Silva, que também mandou imagens para o Jornal Hoje, contou sobre os momentos de pavor e que teve que sair de casa com a família toda.
Paredes, muros, postes foram derrubados, casas ficaram destelhadas. “O vento conseguiu levar as telhas todinhas que você não vê nem vestígio delas”, diz um morador.
“A gente foi parar do outro lado da rua, me arranhei um pouquinho, meu irmão também”, comenta outra moradora.
Nesta manhã, os moradores tentavam consertar os estragos. Uma árvore tombou deixando a raiz exposta e destruindo parte do telhado da casa de dona Eni. Quarto, cozinha e o banheiro foram destruídos. “Eu nunca vi um vento daquele”, afirma Eni.
“Estou totalmente surpreso. Quando me disseram que aconteceu um tornado, eu duvidei. Depois, vendo as imagens e ouvindo os depoimentos dos estragos e das pessoas que sofreram a ventania, então eu não teria nenhuma dúvida em afirmar que se trata de um tornado”, diz Izimar Azevedo, meteorologista UFRJ.
Fotos do fenômeno foram registradas também em Campo Grande, zona oeste do Rio, pela telespectadora Giulianna Pereira de Alcântara.
Os tornados vão do nível zero, com ventos de 110 km por hora ao nível cinco, com mais de 500 km por hora.
Tudo começa com uma nuvem de tempestade, associada a ventos fortes. O ar quente e leve, sobe. Encontra um ar mais frio. No momento em que os dois se chocam, se forma uma área de rotação por causa da diferença de temperatura e pressão entre eles.
Mas só é considerado tornado quando a ponta toca o solo e quando há destroços retorcidos. A imagem não mostra o funil tocando o chão, mesmo assim o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais acredita que tenha sido um tornado. A Defesa Civil ainda vai fazer um levantamento dos estragos causados pelo fenômeno.
Fonte: Jornal Hoje

Um comentário:

  1. A misericórdia de Deus tem poupado muitos locais de tragédias maiores.
    O homem está influenciando no clima do planeta, mas tudo que tem acontecido só ocorre com a permissão de Deus.
    Busquem a Deus enquanto há tempo.
    Jesus te ama, e existe um lugar muito melhor que o planeta Terra, e que aguarda aqueles que amam a Deus e aceitam a Jesus como seu salvador pessoal.
    As enchentes da região serrana do RJ poderiam ter sido evitadas, pois existe um sistema de alerta de mudanças climáticas, mas não funciona corretamente devido ao impasse entre o governo estadual e prefeitura de Nova Friburgo.
    Ora, o homem quer prever tudo, mas tudo está nas mãos de Deus.
    Eu conjecturo que Ele permitiu essa falta de entendimento entre governos, ocasionando tantas vítimas, pois a chuva aconteceria mesmo, para mostrar que quando Ele quer fazer, nenhuma tecnologia e sabedoria humana são capazes de antecipar o que Deus nos reserva, pois seus propósitos são insondáveis e inalcançáveis pela mente humana.

    ResponderExcluir