sexta-feira, 11 de março de 2011

Escatologia 2: "A segunda vinda de Cristo - O Arrebatamento"


“Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará”.
(Hb 10.37)

A segunda vinda de Cristo, também chamada de “o arrebatamento” e “parousia” (grego), ou ainda, “parúsia” (português), será o ato de maior proporção já visto em todo o mundo, o qual será voltado exclusivamente para a Igreja; todavia seus efeitos afetarão todos os moradores do planeta. Gradativamente, ao final de alguns dias, o mundo vai descobrir que os simultâneos desaparecimentos humanos, têm uma íntima ligação entre si, pois trata-se do mesmo povo.

 Vejamos o que disse o apóstolo Paulo a igreja de Tessalônica:
“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos Céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós (a igreja), os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.
(1Ts 4.16,17 – grifo do autor)

A exemplo da saída de Israel do Egito, a  igreja será tirada deste mundo. Faraó ficou para trás com todos os seus filhos, enquanto que Israel e os seus descendentes atravessaram o Mar Vermelho. De início, um verdadeiro caos social e econômico se estabelecerá sobre as diversas esferas econômicas e sociais do planeta, mas com o passar dos tempos, na primeira fase da tribulação, tudo tende voltar ao normal. O arrebatamento, portanto, marca o início de uma nova era, chamada de Grande Tribulação.

O ARREBATAMENTO


Definição: O arrebatamento pode ser definido como sendo um rapto, como a retirada total e imediata da igreja militante deste mundo, para encontrar-se com o Senhor Jesus Cristo nas nuvens. Trata-se, aqui, da volta literal e pessoal de Cristo para buscar o seu povo, momento este no qual Cristo não vem a terra, mas encontra-se com a sua noiva nas alturas, nas nuvens.
Sob a ação do Espírito de Deus, esta será uma ação com proporções que atingirão de forma instantânea  e simultânea toda a circunferência terrestre, excluindo todas as limitações de tempo e espaço.
Sobre o arrebatamento é correto dizer que este se manifestará a dois grupos distintos de pessoas:
Os Mortos. Exercerá primeiramente seu efeito sobre os que morreram em Cristo, onde enfim, a tão esperada ressurreição terá lugar.
“os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro...”.
(1Ts 4.16)

Os Vivos. O arrebatamento, em seguida, terá efeito sobre os salvos que permanecerem vivos. Instantaneamente, todos os santos de todas as partes da terra, segundo ensinamentos do apóstolo Paulo (1Co 15.52), serão imediatamente transformados; o corpo corruptível será revestido da incorruptibilidade, o mortal, da imortalidade.

“num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.
(1Co 15.52)

Essa transformação se faz necessária para nos tornar semelhantes aos que ressuscitaram, porque, segundo 1 Coríntios 15.50,  “carne e sangue” não podem herdar o reino dos céus.

Fraternalmente em Cristo,
Ângelo dos Santos Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário